Justiça da Rússia obriga 10 igrejas a pararem de funcionar

  • 21/11/2025

A Justiça da Rússia determinou a proibição das atividades de mais três igrejas batistas ligadas ao Conselho de Igrejas Batistas na região de Krasnodar, sul do país. Essa medida amplia a onda de repressão contra comunidades religiosas que se recusam a se registrar junto ao Estado russo, conforme noticiado pelo Forum 18 News Service.

As congregações afetadas ficam nas cidades de Timashyovsk, Armavir e Tuapse. Com essas novas decisões, chega a 10 o número total de igrejas do Conselho impedidas de funcionar na Rússia desde o início de 2024. A organização International Christian Concern (ICC) explica que, quando judicialmente proibida, uma igreja fica impedida de realizar reuniões religiosas em qualquer localidade do distrito ou da cidade.

O Motivo da Resistência

Segundo o Christian Post, o Conselho de Igrejas Batistas historicamente se nega a solicitar autorizações governamentais, remontando à sua origem na Guerra Fria, quando foi criado para resistir ao controle soviético sobre as congregações. Diferentemente das igrejas registradas, que são rigidamente supervisionadas pelo Estado, o Conselho opta por se reunir abertamente em propriedades privadas e casas.

Processos e Alegações

Os processos judiciais foram desencadeados por ações da promotoria e inspeções:

  • Timashyovsk: O tribunal proibiu a igreja local em 13 de outubro, após uma inspeção realizada em junho durante um culto, na qual o pastor Andrey Antonyuk foi interrogado. A promotoria alegou a falta de notificação formal de existência da igreja.
  • Armavir: O tribunal acatou o pedido da promotoria em 30 de setembro, alegando que o pastor Vladimir Popov conduzia reuniões religiosas sem autorização. O tribunal citou “violações administrativas”, como multas anteriores aplicadas ao pastor por dirigir cultos e a um membro por distribuir jornais religiosos.
  • Tuapse: A congregação foi proibida em 22 de setembro, com base em relatórios do Serviço Federal de Segurança (FSB). O órgão alegou que o grupo realizava atividades religiosas com a participação de menores e de visitantes de outras regiões e países. O pastor Anatoly Mukhin já havia sido multado por “atividade missionária ilegal”.

Contexto de Restrições

Embora a Igreja Ortodoxa Russa seja majoritária, a porcentagem de protestantes na Rússia é baixa (apenas 1,3%, segundo a Portas Abertas Internacional).

A situação das igrejas não registradas pode se agravar com medidas legislativas. Em junho, um projeto de lei propôs proibir cultos e ritos religiosos em residências e áreas comuns de prédios, o que afetaria diretamente o Conselho de Igrejas. Apesar de o governo ter criticado a proposta em outubro por contradizer leis vigentes, o risco regulatório permanece.

Apesar das proibições judiciais, a maioria das igrejas do Conselho continua se reunindo. Contudo, em Kurganinsk, a igreja foi lacrada por oficiais de justiça, e os recursos do pastor Aleksandr Chmykh foram rejeitados, inclusive pela Suprema Corte em agosto de 2025. Outros recursos também têm sido negados, como o da igreja em Rodniki e a proibição de reuniões na casa de membros em Yoshkar-Ola.

O post Justiça da Rússia obriga 10 igrejas a pararem de funcionar apareceu primeiro em NT Gospel.

FONTE: https://ntgospel.com/noticias/perseguicao-religiosa/justica-da-russia-obriga-10-igrejas-a-pararem-de-funcionar/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes